top of page

A ORIGEM DA IGREJA

 

A origem da Igreja está em Deus e nasceu na Eternidade. Todavia, somente foi declarada, de forma explícita, na "Plenitude dos Tempos" quando o Pai enviou Seu Filho Jesus a terra convocando Seus primeiros discípulos.

 

O apóstolo Paulo, que era um estudioso da Lei de Deus, teve uma revelação profunda da Igreja. Ele viu a Igreja como um grande mistério, OCULTO EM DEUS (Ef 3.9), revelado aos santos (Ef 3.3-9; 5.32; Cl 1.26 ).

 

 

PLENITUDE DOS TEMPOS

Esse período na história da humanidade, representa o período em que todas as coisas estavam favoráveis a vinda de Jesus para proclamar o EVANGELHO.

 

Três povos tiveram participação decisivas para o evento:

1 - Os romanos contribuíram com o progresso urbano abrindo estradas.

2 -Os gregos contribuíram com o conhecimento profundo da filosofia qual não houve até hoje na história.

3 - Os judeus, curados da idolatria após o exílio, contribuíram com o culto ao Único e Verdadeiro Deus. O fato de adorarem Um só Deus fez do judaísmo foi a única religião diferente da religião dos romanos tolerada pelo imperador.

 

Apesar dos judeus ficarem curados da idolatria eles não são MONOTEÍSTAS, são MONÓLATRAS. Ou seja, crêem em Um só Deus, mas rejeitam O Filho Deste mesmo Deus. Isto chama-se MONOLATRIA. A crença monólatra dos judeus facilitou a implantação da Igreja, já que os romanos demoraram a entender que cristianismo e judaísmo eram práticas de fé distintas. A proposta da Igreja sempre foi universal, o judaísmo não podia ser uma religião universal.

 

Todos esses e outros acontecimentos aos olhos de qualquer historiador comum não passam de mera coincidência, para nós cristãos é a presença de Deus no controle desse mundo. Controle que Ele nunca perdeu e jamais perderá.

 

 

© 2023 WIX - Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page