Pr. Ronaldo Cunha
Francisco de Assis (1182 - 1226)
Era filho de um comerciante de Assis, Itália. Foi vítima de uma terrível doença que o fez se apegar a Deus. Com sua dedicação ao trabalho religioso, mesmo doente, começou a prestar serviço em favor do seu semelhante. Antes da doença era um jovem como muitos na sua faixa etária. Utilizava seu tempo com prazeres mundanos, mesmo porque a sociedade da sua época, onde viveu era totalmente corrupta e cheia de licenciosidade. No entanto, após a doença estava ali, Francisco, um jovem que possuía recursos prestando bons serviços ao semelhante.
Voltou a sua atenção para as pessoas mais necessitadas da sua época, tais como: leprosos, mendigos e pobres em geral. Restaurou igrejas em ruínas mostrando muita disposição para servir ao Senhor. Seu pai revoltou-se com o seu filho, Francisco, por causa das esmolas que o filho distribuía. Tentou interna-lo como louco. Francisco renunciou a herança do pai sem imposição alguma e saiu aos quatro cantos do mundo como mendigo.
De certa forma, somente foi alcançado pela Palavra de Deus, pelas suas andanças, quando ouviu um sacerdote ler o capítulo 10(dez) do Evangelho de Mateus, onde está registrada a passagem em que Jesus envia os discípulos a pregar. Entendeu que esta passagem era uma chamada, e sem qualificação alguma no estudo das Escrituras, foi a Cidade e começou a pregar e não parou mais. Por todo instante da sua vida pregou e ensinou um cristianismo simples e acessível às classes menos favorecidas alcançando grandes resultados.
Em pouco tempo foram se somando ao trabalho de Francisco muitos companheiros que se engajaram na sua obra e fundaram uma fraternidade que vivesse como eles viviam, a serviço do semelhante, segundo o Espírito de Cristo, mas em pobreza de recursos materiais. O grupo cresceu reunindo pessoas de Assis e das vizinhanças. Cresceram tanto que, quando Francisco esteve em Roma com alguns dos representantes da fraternidade, recebeu aprovação PARCIAL dos seus projetos por parte do Papa Inocêncio III.
O local onde Francisco sentiu sua chamada, uma capela, foi lhe dada como sede de sua fraternidade, que veio a ser conhecida como os Franciscanos. Naquele tempo haviam também os Dominicanos que eram mais instruídos do que a fraternidade de Francisco, os Franciscanos.