top of page

Salomão – Rei sobre Israel em Jerusalém (Ec 1:12)

 

Significado: Vem da palavra “Shalom” ( Paz ou pacificador)

 

INTRODUÇÃO

Davi relata para o seu filho que foi o SENHOR quem escolheu o nome Salomão (1Cr 22:9).Salomão teve um privilégio que poucos tiveram. O seu “chamado” veio antes do ventre da mãe (2Sm 7:12). Ou seja, antes mesmo que sua mãe estivesse grávida. Mesmo o apóstolo Paulo não teve este “privilégio”, pois foi chamado desde o ventre da mãe (Gl 1:15) e não antes como foi Salomão.

 

Apenas seis pessoas tiveram seus nomes revelados na Bíblia antes de nascerem. São eles: Isaque, Ismael, Moisés, Salomão, Josias e o Mestre Jesus Cristo. (Fonte: Rabino Pierke Eliezer, c.32.).

 

Depois que seu nome é profetizado e depois que Salomão nasce, seu nome só é mencionado na sua mocidade (1Cr 22:12) e no fim do ministério de Davi, seu pai. Não há registros do desenvolvimento da sua infância até a vida adulta. Embora o reinado de Salomão tenha sido de paz conforme profetizara o SENHOR, o período de transição de poder entre Davi e Salomão foi um tanto quanto intempestivo, pois seu irmão primogênito Adonias aspirava o posto de Davi a qualquer custo. Adonias até se proclamou rei (1Rs 1:5) sem o conhecimento de Davi seu pai. Fez festa com seus supostos súditos, mas Natã orienta Bete-Seba, mãe de Salomão a retomar o trono (1Rs 1:12-14).

 

Depois que a trama foi desfeita, Adonias foi envergonhado (1Rs 1:33-35) e Davi, mesmo no leito ordena que Salomão fosse proclamado rei sobre Israel (1Rs 1:43, 49-50). Adonias fez mais uma investida no intuito de se proclamar rei. Este persuadiu a Bete-Seba para que lhe desse a Abisague, a sunamita, em casamento (1Rs 2:17). A ira de Salomão se acendeu e enviou Benaia para matar Adonias (1Rs 2:25). Se Adonias casasse com Abisague seria rei de direito sobre Israel, pois esta deitou na cama com Davi em seus últimos dias para cuidar do rei e era irmão mais velho de Salomão (1Rs 2:22). Ainda que o rei não a tivesse conhecido, Abisague gozava do status de esposa por ter deitado na cama do rei para cuidar deste 1Rs 1:3,15.

 

Daí para frente o reinado de Salomão foi de paz como o SENHOR falara (1Cr 22:9 a; 1Rs 4:24). Somente na sua velhice, devido a idolatria de Salomão, o SENHOR levantou Hadade, o edomeu para se vingar dos feitos de Davi contra seu povo quando este vivia (1Rs 11:14) e levantou também Rezom (1Rs 11:23). Todavia, o conflito ficou somente na ameaça não chegando às vias de fato. Podemos dizer que foi uma “guerra fria”.

 

REINADO DE SALOMÃO

A chave do sucesso do reinado de Salomão reside no seu pedido a DEUS. Salomão não pediu sabedoria ao SENHOR como é amplamente divulgado no meio cristão. Salomão pediu um CORAÇÃO ENTENDIDO (1Rs 3:9), fato este que agradou muito ao SENHOR.Sendo assim o SENHOR lhe deu um CORAÇÃO SÁBIO e ENTENDIDO (1Rs 3:12). Vejam que Salomão pediu uma só ferramenta para liderar o povo e DEUS lhe concedeu duas ferramentas: ENTENDIMENTO e SABEDORIA.

 

Qual é a diferença? A Bíblia mesma responde.

ENTENDIMENTO: Para discernires o que é justo (1Rs 3:11).

SABEDORIA: Para falar e agir de forma inspirada por Deus e para fazer justiça (1Rs 3:28).

 

Salomão foi o maior pregador (Ec 1:12) do Antigo Testamento e toda pregação é “inspirada”.O primeiro desafio no ministério de Salomão foi um julgamento (1Rs 3:16-28) onde foram colocadas em prática as duas ferramentas doadas por Deus ao Seu servo: entendimento e sabedoria.

 

A) – EDIFICAÇÃO DO TEMPLO (1 Rs 6)

Primeiramente Salomão fez aliança com Hirão, rei de Tiro, pois este sempre amara a Davi (1Rs 5:1). Tiro era a cidade que controlava o Líbano naquela época. Salomão precisava das madeiras e da mão de obra do Líbano, uma vez que somente os trabalhadores de Hirão sabiam trabalhar com a madeira do Líbano. Para construir o templo Salomão reuniu trinta mil homens em todo o Israel (1Rs 5) e os enviava ao Líbano por turno a cada mês dez mil homens. Haviam setenta mil que levavam as cargas e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas. E Salomão edificou o templo em sete anos (1Rs 6:38).

 

B) - EDIFICAÇÃO DA CASA DE SALOMÃO

(Os utensílios da Casa do SENHOR) – 1 Rs 7 Todos os utensílios na casa de Salomão eram de ouro, pois a prata não tinha valor algum naqueles dias (1Rs 10:21).

 

C) – AS RIQUEZAS DE SALOMÃO

De todas as riquezas que Salomão possuía; certamente, a sabedoria que O SENHOR lhe concedeu foi a maior riqueza. Salomão não cobrava para pregar; pois era pregador (Ec 1:12), mas as pessoas não saíam da sua presença sem lhe ofertar nada. Todos eram tomados de um assombro e ficavam maravilhados quando falava inspirado por Deus. O que ele recebia quando abria a boca não era tributo das nações subjugadas, mas era oferta mesmo. Os tributos eram pagos a Israel à parte. A rainha de Sabá lhe ofertou 120 talentos de ouro (1Rs 10:10) e Salomão recebia por ano, independente desta oferta, 666 talentos. O que existia dentro da casa de Salomão nunca se viu até hoje (1Rs 10:12).

 

O ÊXTASE DA RAINHA DE SABÁ

Em 1Rs 10:5 a Bíblia registra que a rainha ficou fora de si (ACF – Corrigida, Fiel). Na edição ARC – Revista Corrigida o registro é que “não houve mais espírito nela”. Ou seja, a rainha entrou num profundo êxtase.

 

A sabedoria de Deus em Salomão fez dele:

1 – O maior sábio e pregador (Ec 1:12).

2 – Pela comida da mesa (1Rs 10:5): Era a melhor gastronomia do planeta.

3 – Pelo assentar dos servos e a postura dos criados (1Rs 10:5): Tratava-se de uma coreografia fora de série.

4 – Os copeiros (1Rs 10:5): O maior chefe de cozinha.

 

Enfim, a sabedoria de Deus elevou Salomão ao melhor de tudo que ele se envolvia na terra. Pregador, gastrônomo, coreógrafo, metre de cozinha, etc. Tudo que ele fazia causava êxtase porque era DEUS fazendo tudo através de Salomão.

 

 

DECLÍNIO DE SALOMÃO

A) – Desobediência de Salomão:

  • (1Rs 11:2) - Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

  • (1Rs 11:4) - Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

 

 

B) – Idolatria de Salomão:

  • . . . Astarote, deusa dos sidônios, . . : Salomão casou com a filha do rei de Tiro, Hirão (sidônio) – 1 Rs 11:1. Havia neste lugar um templo para cultuar a deusa Astarote que no império grego chamava-se Venus. A forma de culto era a licenciosidade. Tanto para os sidônios quanto para os gregos, Astarote e Venus simbolizavam a lua.

 

  • . . . . e Milcom, a abominação dos amonitas. : Milcom ou Moloque (V7). A forma de culto era passar seus próprios filhos no fogo. Moloque é conhecido como a abominação infantil dos moabitas.

 

  • (1Rs 11:7) - Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

 

- Salomão introduziu o culto a Quemós em Israel. E introduziu o culto de todos os deuses que pertenciam as suas mulheres também (1Rs 11:8).

 

- Era comum o casamento entre um monarca de uma nação com um monarca de outra nação para se estabelecer alianças políticas e assim se fortalecerem. Acabe, rei de Israel, deu-se em casamento a Jezabel filha de Etbaal, rei de Tiro (sidônios) – 1 Rs 16:31. A forma de culto era o sacrifício humano.

 

Pena que essas alianças enfraqueciam a dependência do monarca e até do povo ao Deus verdadeiro. Deve-se ter muito cuidado com alianças políticas quando se envolve questões espirituais.

 

 

A IRA DE DEUS E A MORTE DE SALOMÃO

O SENHOR levantou dois adversários para afrontar Salomão na sua velhice, mas não chegaram às vias de fato. Houve somente ameaças (1Rs 11:14-23). DEUS prometeu tirar o reino da descendência de Salomão devido aos seus pecados, mas deixou apenas uma tribo (JUDÁ) para que a lembrança de Davi tivesse sempre uma LÂMPADA acessa em Jerusalém diante de SEUS olhos (1Rs 11:36; 15:4).

 

Na morte de Salomão, Jeroboão foi chamado do exílio (1Rs 12:3,20), pois este era foragido de Salomão enquanto vivia. Jeroboão assumiu dez tribos que ficaram conhecidas como Reino do Norte. E Roboão, filho de Salomão, assumiu apenas a Tribo de Judá (Judá e Benjamin) em Jerusalém (1RS 12:20).

 

 

 

© 2023 WIX - Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page