Pr. Ronaldo Cunha
Sansão
INTRODUÇÃO
Estando os filhos de Israel sob domínio dos filisteus veio um anjo do SENHOR trazendo boas novas através da mulher de Manoá, da terra de Zorá da tribo de Dã. A mensagem é que daquela mulher, estéril (Jz 13:2-3), nasceria um varão de Deus que seria nazireu desde o ventre (Jz 13:4-5) e libertador de Israel. O voto de nazireu era por tempo limitado (Nm 6:13), mas no caso de Sansão foi imposta esta condição desde o ventre e deveria permanecer por toda a sua vida. Como o anjo apareceu somente para a esposa de Manoá, este orou e pediu para que houvesse outra aparição do anjo. A sua oração foi ouvida (Jz 13:8-20). Ao nascer, a criança recebeu da parte de seus pais o nome de Sansão (Jz 13:24).
SANSÃO è brilhante ou como o sol
NAZIREU è separado ou consagrado
O CASAMENTO DE SANSÃO
Deus, através do Seu Espírito, começou a inclinar Sansão para a terra dos filisteus. E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol. (Jz 13:25). Na terra dos filisteus, Timnate; Sansão conhece uma mulher e almejou desposá-la. Seus pais foram contra a postura de Sansão, mas cederam aos apelos do filho e até foram conduzidos por seu filho a presença dos pais da moça. Seus pais não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus. (Jz 14:1-7) Durante o trajeto para Timnate, Sansão mata um filhote de leão e não deixa que seus pais saibam (Jz 14:5-6). Durante os sete dias das bodas (Jz 14:12) do casamento Sansão propõe um enigma que foi descoberto por meio de trapaça, pois ameaçaram a sua noiva. Teve que pagar o voto, uma vez que descobriram a resposta do enigma. Desceu a cidade e matou trinta filisteus e trouxe suas mudas de roupas pagando o voto aos filisteus (Jz 14:19).
O ENIGMA
Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma. (Jz 14:14)
RESPOSTA => . . . . Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? . . . . (Jz 14:18)
SANSÃO RETORNA PARA TER A SUA ESPOSA
Tudo indica que Sansão se ausentou por uns dias. Quando voltou com um cabrito o pai da sua esposa o proibiu de vê-la. Ela havia sido dada ao companheiro de Sansão por mulher. Assim lhe foi oferecida outra filha o que deixou Sansão furioso.
E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar. (Jz 15:2) .
Sansão andava com um companheiro que o acompanhava em suas empreitadas, cujo nome não é mencionado, que não era fiel a ele e nem a qualquer princípio moral. De certo ele sabia que Sansão voltaria para tomar a sua esposa. Parece que este companheiro não tinha noção de perigo também, pois conhecia os feitos de Sansão quando este estava furioso. Sendo assim Sansão planejou vingança e queimou a colheita de trigo dos filisteus queimando o rabo de 300 raposas como tochas.
OS HOMENS DE JUDÁ AMARRAM SANSÃO
Três mil homens de Judá amarram Sansão para conduzi-lo aos filisteus. Eles temiam retaliações dos filisteus pelo que Sansão andou promovendo contra seus opressores. Sansão se deixou aprisionar e ser conduzido aos filisteus. (Jz 15:10-13) Durante a sua condução para a terra dos filisteus aparecem mil homens daquela nação o que fez a fúria de Sansão se acender. Assim tomou uma queixada de um jumento e feriu a todos os filisteus. (Jz 15:14-17) Após matar os filisteus sentiu sede e clamou por água. O SENHOR fez sair água da queixada do jumento e chamou aquele lugar de “Fonte do que clama” (Jz 15:19).
SANSÃO É TRAÍDO POR UMA PROSTITUTA
E FOI Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela. (Jz 16:1)
Este romance de Sansão com a prostituta ficou notório o que motivou os filisteus a tirarem proveito da situação. Sansão não se afeiçoou à prostituta quando a viu, ele se afeiçoou à prostituta quando se deitou com ela. É o perigo do pecado.
Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata. (Jz 16:5).
O nome da prostituta era Dalila (frágil, delicada, tênue). Assim, mais uma vez o forte e a doçura se confrontam na história de Sansão. O leão forte que Sansão matou deu lugar a doçura do mel.A mulher era meiga, uma doçura, o que derreteu o coração de Sansão. Ele se afeiçoou a Dalila (Jz 16:4). E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte. (Jz 16:16) .
Quanto mais bruto o homem, mais ele se afeiçoa a delicadeza. Dalila sabia disso. Após três tentativas em descobrir a origem da força de Sansão ela apostou na sua delicadeza e foi bem sucedida. A alma de Sansão se angustiou até a morte. Angústia é uma ansiedade tal que parece apertar o coração. Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. (Jz 16:19).
Aqui está a prova do domínio da delicadeza sobre o bruto. “Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, . . . “ Veio um homem, cujo nome não é mencionado, e rapou-lhe a cabeça.
DALILA TRAIU OS FILISTEUS TAMBÉM
Dalila na ânsia de receber o dinheiro não disse aos filisteus em que consistia a força de Sansão. Os filisteus na ânsia de vingança aprisionaram Sansão e arrancaram-lhe os olhos. Dalila deixou Sansão e os filisteus com problemas. O primeiro estava cego pela desobediência a Deus e os filisteus não sabiam que a força daquele prisioneiro seria restaurada, pois os cabelos dele cresciam como dantes. E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado. (Jz 16:22). Dalila entregou Sansão nas mãos dos filisteus e entregou os filisteus nas mãos de Sansão também.
SANSÃO FAZ CAIR O TEMPLO DE DAGOM
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos. (Jz 16:28).
O nome Sansão significa “brilhante” ou “raio do sol”. Lamentavelmente o brilho que havia em Sansão estava apenas na sua força e não no seu coração. Seu voto de nazireu chegou ao seu conhecimento pelos seus pais. E eram seus pais que zelavam pelo voto. No momento em que se afastou de seus pais seu voto ficou ameaçado e foi roubado do seu coração frágil. De todos os grandes personagens bíblicos Sansão foi o que demonstrou mais fragilidade em relação às coisas deste mundo.Foi o mais forte e também o mais fraco de todos os personagens bíblicos. Não fez nada pelo povo.
Toda a sua peleja foi pessoal:
1 – Lutou por uma mulher filistéia pagando votos insanos de um enigma.
2 – Lutou por vingança por ter perdido a mulher.
3 – Matou 1.000 filisteus por vingança e ódio com a queixada de um jumento quando estava sendo conduzido aos filisteus pelo seu próprio povo.
4 – Derrubou o templo de Dagom, na sua morte, para vingar seus olhos que foram arrancados (Jz 16:28) e não para vingar a opressão que Israel sofria por parte dos filisteus. Nunca se preocupou com os olhos dos filhos de Israel que olhavam para a libertação.
Seus olhos sempre olharam para si mesmo, mesmo depois de arrancados. Sua luta sempre foi de si para si mesmo.
Juiz era um ancião. Ou seja, qualquer pessoa de qualquer idade, que gozasse de prestígio e respeito do povo. Sansão não tinha estas prerrogativas, tanto que foi levado prisioneiro aos filisteus pelo povo da tribo de Judá. Mesmo com todo esse grau de egocentrismo, era projeto de Deus para que o povo fosse liberto da opressão dos filisteus.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. (Jz 14:4)