Pr. Ronaldo Cunha
Desvendando Seitas e Heresias
Heresia é todo um pensamento doutrinário que diverge do ponto de vista ORTODOXO. Ou seja, diverge do pensamento ou da opinião correta.
ORTO = CORRETO + DOXIA = PENSAMENTO, OPINIÃO.
Doutrina: Princípios que regem um sistema religioso ou político, por exemplo.
Quando uma instituição age hereticamente, ela é uma Seita. Isto vale para igrejas e qualquer outra manifestação de crença.
Do ponto de vista do Cristianismo, todo pensamento doutrinário que diverge dos ensinamentos apostólicos (dados por Jesus Cristo) são doutrinas heréticas.
Lamentavelmente vivemos um tempo em que várias instituições estão pregando e ensinando doutrinas diametralmente divergentes umas das outras sem o objetivo de glorificar a Deus e pouco preocupadas com a Salvação da humanidade, multiplicando assim o sincretismo religioso.
Gostaria de alertar de que muitos desses sistemas doutrinários são até bíblicos, porque estão na Bíblia, mas não evangelísticos. Suas intenções tendem a desviar a humanidade do Criador e da Salvação. Portanto, são doutrinas diabólicas.
Quando Jesus foi tentado no deserto por três vezes Ele se utilizou das Escrituras para repreender a doutrina do diabo que também se utilizou das Escrituras, mas seus princípios (doutrina religiosa) tinham como objetivo desviar o MESTRE da Sua Missão:
1 - Doutrina do Diabo (Mt 4.3): "... , Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães."
- >Jesus (Mt 4.4): "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Dt 8.3)
2 - Doutrina do Diabo (Mt 4:6): "Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos dará ordem a teu respeito; para que te guardem; e: Eles te sustentarão nas nas suas mãos para não tropeçarem nalguma pedra." ( Sl 91.11-12)
- > Jesus (Mt 4:7) : "... Não tentarás o Senhor teu Deus." (Dt 6:16)
3 - Doutrina do Diabo (Mt 4:9) : "...: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares."
- >Jesus (Mt 4:10) : "Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto" (Dt 6:13)
Percebam que na 2ª (segunda) investida do diabo, ele se utilizou das Escrituras (Sl 91:11-12). Portanto, o diabo falou até o que era verdadeiro, porém ao proferir esta verdade ele tinha outra intenção que não era compatível com os propósitos de Jesus aqui na Terra, a Glorificação a Deus e a Salvação da humanidade. Jesus jamais poderia atender aos apelos do diabo.
O diabo apelou para o seu lado humano, tentou desviar Jesus para problemas existentes na humanidade que ele, o diabo, conhece muito bem: a fome, o conforto, a segurança transitória e a ambição pelo poder.
"Mt 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens."
Qualquer mensagem centralizada, prioritariamente, nas necessidades humanas, por mais bíblicas que possam parecer, na verdade são diabólicas. E o que está por trás dessas mensagens é o desvio doutrinário alimentado por Satanás que conhece as coisas dos homens e desconhece as que são de Deus. A sua intenção é fazer com que a humanidade olhe para si cada vez mais deixando de dar honra a Deus.
O evangelho que estamos pregando hoje é bem diferente do Evangelho que Jesus, Pedro, João, Paulo e outros pregaram. Jesus quer te ajudar sim. Mas, primeiramente, Ele quer te salvar (Mt 6:33) e as demais bençãos acompanham a benção da salvação.
Pr. Ronaldo Cunha