Pr. Ronaldo Cunha
Calebe - O quenezeu
CALEBE = “ferocidade de cão”
CALEBE era filho de Jefoné o quenezeu. O termo “quenezeu” ocorre pela primeira vez na Bíblia em Gn 15:19. Era um clã cujo patriarca foi Quenaz, um dos príncipes dos filhos de Esaú (Gn 36:15, 42).
Calebe foi uns dos mais notáveis assessores de Josué após a travessia de Israel pelo deserto. Sabe-se que Josué lutou e venceu 31 reis e sem o apoio e fidelidade de um assessor como Calebe, a jornada não seria bem sucedida. A bem da verdade Josué não conseguiu expulsar todo o povo da terra prometida conforme o SENHOR ordenara.
O nome CALEBE não tem um significado preciso, mas é algo próximo de: “Ferocidade de cão”. Calebe era descendente de Abrão; portanto, de lingua semita, mas não pertencia a descendência de Israel. Ele veio da descendência de Esaú, irmão de Jacó (Israel).
Jacó / Efraim / Berias / . . . / Taã / Ladã / Amiúde / Elisama / Num / Josué (1 Cr 7:23 a 27)
Abraão => Isaque
Esaú / Elifaz / Quenaz / . . . / Jefoné / CALEBE (Ver Gn 36:15,35,36,42; 1Cr 4:15)
Calebe, o quenezeu, foi incorporado a tribo de Judá (Nm 13:6). Não se sabe como se deu esta associação porém muitos estrangeiros saíram do Egito misturado com Israel em direção ao deserto (Êx 12:38).
De todos os que foram enviados para espiar a terra prometida, somente JOSUÉ e CALEBE trouxeram relatório satisfatório e animador, pois demonstraram confiaça no Deus de Israel.
CALEBE recebeu o território (Hebrom) por herança durante a liderança de Josué (Js 14:13-14) porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.