Pr. Ronaldo Cunha
Universalismo
Universalismo é o ensinamento de que Deus, através da expiação de Jesus Cristo trará, no final das contas reconciliação entre Deus e todas as pessoas através da história. Esta reconciliação ocorrerá independentemente se estas pessoas creram ou rejeitaram Jesus como seu Único e Suficiente Salvador durante suas vidas. Esta redenção será reconhecida no futuro onde Deus trará todas as pessoas ao arrependimento. Adicionando-se a isto, um pequeno grupo de universalistas acreditam que Satanás e todos os demônios serão, de igual modo, reconciliados com Deus.
Todavia, ambas as faces das crenças universalistas são um erro. Pessoas sofrerão eterna condenação (Ap 14:11) e as forças demoníacas sem nenhuma chance de redenção. No entanto, há aqueles também no interior do universalismo que negam a Doutrina da Trindade e, através disso, negam a encarnação da Palavra de Deus, Seu Filho Jesus. Negam também a Deidade e a personalidade do Espírito.
SantoNegar a Deidade de Cristo, é negar as Doutrinas Essenciais da Salvação. Neste caso os Universalistas e os Unitarianos Universalistas estão em um falso sistema de crenças religiosas.
O PROBLEMA COM AS PALAVRAS
Os cultos são, particularmente, recheados de palavras e versículos bíblicos com definições e interpretações não bíblicas. Isto é absolutamente necessário entre eles afim de manter alguma sorte de consistência em suas teologias internas. Para tanto, o inferno não tem nenhuma existência, após a vida terrena há um período de inconsciência da alma, ou desta presente vida na terra. Alguns universalistas acreditam que as punições são executadas aqui, na terra, enquanto outros acreditam que este é um evento futuro com a perda de recompensas.
Em universalismo, a palavra "ETERNA" significa "sem fim" quando esta vem de encontro a salvação, mas não quando se refere a condenação, embora a mesma palavra seja usada para ambas no mesmo contexto (Mt 25:46). Os Universalistas dividem a história e o futuro em diferentes épocas e asseguram que a punição não é eterna. O termo "FILHO DE DEUS" é reivindicado por todos os grupos como uma descrição exata de Jesus, ainda para alguns significa um ser criado e para outros significa Deus em carne. Entretanto, que crença é abraçada por qualquer que seja o universalista é freqüentemente difícil e requer pesquisa.
DETURPAÇÃO
Os Universalista freqüentemente se utilizam de termos negativos para apresentar posições históricas que eles descordam. Por exemplo, considerando a condenação daquele que não é salvo, ao invés de afirmarem que nos ensinos históricos do Cristianismo serão condenados todos quantos rejeitarem a Jesus Cristo, eles freqüentemente afirmam que no Cristianismo histórico é ensinado que "Deus não pode salvar qualquer um e quer torturar a maior parte da humanidade para sempre".
CONCLUSÃO
Como você notou, há muitas contradições e o universalismo encobre uma vasta gama de crenças. Debaixo de seu guarda-chuva pode abrigar o Cristianismo real tanto quanto um falso profeta.
Christian Apologetics and Reserch Ministry