Pr. Ronaldo Cunha
Breve histórico
A Apologética foi desenvolvida no período Patrístico, ou seja, no período dos pais da igreja (Justino, o mártir; Tertuliano, etc) A Apologética defende a Fé cristã. A Apologética sem a preocupação de defender a fé, fica Anacrônica, ou seja, fica fora de uso.
Período Apostólico: surgem os pais apostólicos (Justino, o fundador e criador da Apologética)
Período Escolástico: criação de escolas pela igreja e Reforma Protestante
A tarefa dos apologistas era demonstrar que a mensagem de Cristo, oferecia soluções mais profundas do que qualquer "filosofia" (não como ciência). O Cristianismo é considerado como a verdadeira "Filosofia". Os apologetas surgem por ocasião das acusações contra os cristãos por parte dos filósofos.
Justino nasceu quando o último dos apóstolos (João) morreu. Ele recebeu o depósito da fé por mediação de outras pessoas. Justino nasceu em Nablus, filho de pais gentios converteu-se ao Cristianismo na idade adulta. Depois de convertido fundou a Escola Filosófica Cristã de Roma. Em 165, aproximadamente, foi martirizado sob o poder de Marco Aurélio.
Justino, mesmo antes de se converter, era homem ávido para encontrar a verdade. Descobriu que o Cristianismo é a maior de todas as ciências e filosofia. Mostrou que entrando na filosofia grega, fundamentou a fé cristã entre os gregos criando uma inter-relação entre ambas as culturas. Isto permitiu aos cristãos perceber que havia um pouco do Divino entre os gregos e em outras culturas.
Os filósofos para Justino não possuíram o LOGOS TOTAL (Deus). Eles divergiam entre si, isto é uma prova de que não encontraram a verdade. Em Cristo, o Logos Divino, apareceu em toda a sua plenitude mas todo homem possui em si a semente do verbo. Essa participação permite apreender a verdade; nos profetas do Antigo Testamento e nos filósofos ela foi mais intensa.
A PREOCUPAÇÃO DA APOLOGÉTICA
A Apologética Cristã tem a preocupação de preservar as verdades, e mostrar os erros ideológicos dentro da igreja.
IDEOLOGIA
Conceituação Geral: é um conjunto de convicções e conceitos (concretos e normativos) com o objetivo de orientar e simplificar as escolhas sócio-políticas que se apresentam à indivíduos ou grupos.
Conceituação Crítica: é uma forma de ocultamento ou mascaramento da realidade com o propósito não revelado de fazer uma idéia ou uma prática social ser aceita passivamente por um grupamento humano.
CHRISTIAN APOLOGETICS AND RESEARCH MINISTRY